Em parceria com a Fino Trato foram doados mais de 100 kg de ração para alimentar animais abandonados
Quem se dedica às causas sociais, muitas vezes realiza um trabalho árduo e silencioso. Muitas vezes, também solitário, como é a realidade de muitas protetoras de animais que aliam a rotina de trabalho, cuidados com a família e atenção aos animais abandonados e vítimas de maus-tratos.
Na maioria das vezes sem apoio, tiram do próprio bolso o valor da alimentação e outros cuidados e toda ajuda é necessária para que essa missão continue.
Rafaela de Miranda e Cidaulina de Souza são exemplos de mulheres que, mesmo com poucos recursos, não fecham os olhos aos animais abandonados. Ambas moram na região Prosa, em um bairro populoso e carente e cada uma em uma parte desse bairro, alimentam, resgatam, cuidam e tentar conseguir lares para os animais.
Ao conhecer a história dessas protetoras, o vereador Professor Riverton (PP), em parceria com a marca Fino Trato, doou nesta terça-feira (07) ração para cães e gatos para auxiliar nos cuidados dedicados por elas. “Desde que me aproximei da Causa Animal, venho conhecendo relatos tristes e outros inspiradores, de pessoas que não tem uma vida fácil, que lutam muito, mas que amam os animais e buscam além de ajudar, conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado e acima de tudo do respeito. Trago essa ajuda e minha admiração a essas mulheres boas, que são um grande exemplo”, relata Professor Riverton.
Rafaela tem sob sua responsabilidade cerca de 50 animais, entre cães e gatos e um consumo médio de 80 kg de ração ao mês para alimentá-los. Já Cidaulina cuida de aproximadamente 30 animais do bairro e investe em média 75 kg de ração ao mês. “Estou muito grata pela doação do Professor Riverton. Cuido de muitos animais e é um trabalho de formiguinha, entre resgatar, tratar, castrar e buscar adoção. Essa ração vai ajudar muito. Não vai matar a fome de todos que necessitam de ajuda no bairro, mas será de grande ajuda”, conta Cidaulina.
No total foram doados 120 kg de ração para cachorros e gatos, divididos entre as duas protetoras.
Abandono e maus-tratos a animais é crime – De acordo com a pesquisa nacional “Animais Abandonados e Devolvidos” realizada pelo Cobasi Cuida, o período entre dezembro e fevereiro é o mais crítico para o abandono de animais no Brasil. Os motivos incluem mudança de residência, alterações na rotina do tutor, dificuldade de adaptação com outros animais da casa ou impossibilidade de cuidar das doenças do pet. O estudo destaca que 81,5% dos pets abandonados são cães, sendo 80,4% deles adultos e, na maioria dos casos, sem raça definida.
Em 2020, o Governo Federal sancionou Lei n° 14.064/20, que aumenta as penas para quem maltrata animais, com punição de dois a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa.
Atuação participativa – Para outras informações sobre o mandato do vereador, entre em contato pelo WhatsApp (67)99605-7481, telefones (67) 3316-1525/1526 ou pelo e-mail: professorriverton@camara.ms.gov.br. Acompanhe também a atuação do vereador pelo site: www.camara.ms.gov.br e nas redes sociais: @professorriverton.